domingo, 14 de novembro de 2010

Prova ABIN - parte 2

Fiz no Centro Educacional Sigma, na Asa Sul. Pense numa escola bonita e chique!!! Deve ter turmas em período integral lá. Na sala onde eu estava tinha uma baita TV LCD no topo da lousa, que (pasmem!) era de giz ainda! As cadeiras acolchoadas. Banheiros e corredores com armários e ao longe pude ver uma espécie de quiosque que funcionava como uma sala de culinária! Ginásio, quadra de basquete sepadas... Linda a escola! Amei mesmo!!!

Sobre a prova:
Não terminei detonada... Foi até tranquilo...
Após terminar a prova, fiquei observando as pessoas na minha sala. E observando, observei:
- Muuuitas pessoas faltaram! Entre 15 e 20 pessoas. Achei estranhíssimo!!! A sala estava praticamente vazia. Quando fui ao banheiro olhei para as portas das salas vizinhas e percebi que não foi apenas na minha que faltaram muitas, mas nas outras também. Eu ia passando e, olhando e, verificando e vi que nas faltaram 11, 12, 17 pessoas... nessa média! Que loucuraaa!!!
O Cunhado falou que pode ser devido a véspera do feriado... Que seja, né! A concorrência diminui consideravelmente dessa forma. rsrs
- Vi também uma redação (de um vizinho meu) com umas 20 linhas escritas... o máximo era 30.
- Mais ao fundo, havia uma moça que parecia marcar o gabarito aleatoriamente... Eu heim!!! Ela não olhava para o caderno de provas... apenas marcava, marcava e marcava...

Então, fiz uma prova super tranquila e esperei os 15 min finais para trazer comigo o caderno de provas e rascunho da redação, que colocarei aqui. :D
A prova já passou mesmo... então, não tem importância.
Se algum profs de português quiser corrigir e me enviar a correção, ficarei grata! rsrs
Vou deixar claro aqui que os erros de português que tiverem (e tem, que sei) foram redigidos de propósito. Os parágrafos estão marcados originalmente também.

Tema da redação:
A necessidade de se priorizar o investimento em educação no Brasil, abordando os seguintes aspectos:
- Situação da educação no Brasil;
- Melhoria da qualidade no ensino público;
- Papel da educação no desenvolvimento econômico do país.

Minha redação:
     Desde o nascimento da nação brasileira, é perseptível a precariedade do seu sistema educacional. Enquanto algumas nações, como a China, prioriza, nosso país tem cada vez mais desvalorizado.
     Professores mal pagos e estressados, baixo quadro de funcionários, carteiras quebradas e infra-estrutura precária são alguns aspectos detectados em nossas escolas públicas.
     A melhoria da qualidade de ensino deve-se inicialmente à formação dos professores nas universidades e de uma transformação no que se entende hoje por educação. Nos cursos universitários as aulas são tradicionais, pois ali há poucos recursos didáticos e mentes modernas. O que mais há é apenas uma reprodução do método aprendido anteriormente, sem evolução.
    A tecnologia tem avançado. Educar não é apenas lançar conteúdos, mas cultivar a curiosidade, incentivar a busca do novo e suas respostas. Com educação de qualidade formam-se alunos inquietos em busca de saciar o desconhecido, tornando-se capazes de enfrentar os desafios.
     Estes, que são inevitáveis em uma nação tão complexa como o Brasil não tem tido importância como vemos em algumas nações ocidentais que têm se desenvolvido economicamente nas últimas décadas.
     Enquanto os governantes tentam apenas embelezar as estatísticas escolares, a nação perece, não se desenvolve. É necessário que os olhos sejam abertos para o futuro, para que o futuro da nação seja pleno e consolidado.
--- // ---

É... depois de dar uma olhada melhor... acho que ela não foi muito boa... rsrs
Faltou mais papel de rascunho pra eu poder organizar melhor meus pensamentos... Eles fluíram demais e tive que retirar muitos deles. Aqui no blog temos espaço ilimitado pra escrever nossos pensamentos e na prova tive que reduzir para, no máximo, 30 linhas. E ainda só fiz 27.
Ai, ai...
Seja o que Deus quiser agora. Já está feito e entregue!
Basta-me confiar no Senhor!

Nenhum comentário: