segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Isaías cap.1 x O Mundo de Hoje!

Ontem, quando estava prestes a deitar, dei uma rápida passada no Twitter e nossa querida Fernanda Brum estava despedindo-se para dormir. Ela deixou uma Palavra para meditação e resolvi ler.
Enquando lia, o Senhor trazia-me a lembrança nosso país e o mundo em que vivemos. Fatos que trazem dor, pranto e humilhação. Vinham-me à mente as conclusões de quanto nos enquadramos naquelas palavras! Vou destacar alguns versículos e relacioná-los com imagens do que temos vivenciado em nosso dia a dia.
------------------------------------------------------------------------
Livro do Profeta Isaías, o qual anunciou estas palavras ao povo de Judá e Jerusalém entre 742 e 687 a.C.

2 Escutem, ó céus, preste atenção, ó terra, pois o SENHOR Deus! Ele disse: “Criei filhos e cuidei deles, mas eles se revoltaram contra mim.
O boi conhece o seu dono, e o jumento sabe onde o dono põe o alimento para ele, mas o meu povo não sabe nada, o povo de Israel não entende coisa nenhuma.”
Ai desse povo mau, dessa gente cheia de pecados! Todos são ruins, todos são perversos. Eles abandonaram o SENHOR, rejeitaram o Santo Deus de Israel e viraram as costas para ele.
Por que vocês continuam a pecar? Será que querem receber mais castigos? A sua cabeça está ferida, e todos estão desanimados.
A terra de vocês está arrasada, as cidades foram destruídas pelo fogo. Na presença de vocês, os estrangeiros arrasaram a sua terra, e ela ficou em ruínas. Os estrangeiros acabaram com ela.
Se o SENHOR Todo-Poderoso não tivesse deixado que alguns de nós vivêssemos, seríamos agora como a cidade de Sodoma, estaríamos destruídos como Gomorra.
10 Autoridades de Jerusalém, escutem o que o SENHOR está dizendo! Moradores da cidade, dêem atenção ao ensinamento do nosso Deus!
11 O SENHOR diz: “Eu não quero todos esses sacrifícios que vocês me oferecem. Estou farto de bodes e de animais gordos queimados no altar; estou enjoado do sangue de touros novos, não quero mais carneiros nem cabritos.
12 Quando vocês vêm até a minha presença, quem foi que pediu todo esse corre-corre nos pátios do meu Templo?
13 Não adianta nada me trazerem ofertas; eu odeio o incenso que vocês queimam. Não suporto as Festas da Lua Nova, os sábados e as outras festas religiosas, pois os pecados de vocês estragam tudo isso.
14 As Festas da Lua Nova e os outros dias santos me enchem de nojo; já estou cansado de suportá-los.
15 Quando vocês levantarem as mãos para orar, eu não olharei para vocês. Ainda que orem muito, eu não os ouvirei, pois os crimes mancharam as mãos de vocês.
16 Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver as suas maldades! Parem de fazer o que é mau
17 e aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram os que são explorados, defendam os direitos dos órfãos e protejam as viúvas.”
18 O SENHOR Deus diz: “Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas eu os lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã.
19 Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz.
20 Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o SENHOR, falei.”
21 A cidade de Jerusalém era fiel a Deus, mas agora está agindo como prostituta. Estava cheia de gente boa e honesta, mas agora só ficaram assassinos.
23 As suas autoridades são pessoas revoltadas e têm amizade com ladrões. Estão sempre aceitando dinheiro e presentes para torcer a justiça. Não defendem os direitos dos órfãos e não se preocupam com as causas das viúvas.
24 Portanto, escutem o que diz o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, o forte Deus de Israel! Ele diz ao seu povo: “Eu me vingarei de vocês, meus inimigos; vou acertar as contas com vocês, meus adversários.
25 Na minha ira, vou castigá-los para que fiquem completamente puros, assim como o metal é purificado pelo fogo.
27 O Deus justo salvará Sião, salvará todos os seus moradores que se arrependerem.
28 Mas acabará com todos os rebeldes e pecadores, com todos os que abandonam o SENHOR.
29 Vocês vão ficar com vergonha das árvores sagradas de que vocês tanto gostavam; vão ficar desiludidos com os jardins sagrados que lhes davam tanto prazer.
31 Os poderosos serão como a palha, e as suas ações, como uma faísca: eles serão destruídos pelo fogo, e não haverá quem possa salvá-los.


---------------------------------------------------------------------------------------------
Versículo de hoje do BíbliaOnLine no Twitter: 
"E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR". Isaías 2:3

Nenhum comentário: