sábado, 20 de novembro de 2010

Dia da Consciência Negra

Estava eu ouvindo o 2º poeta gospel, João Alexandre. Ouvindo, ouvi a música Casa Grande, onde ele faz um paralelo entre a escravidão negra e a escravidão espiritual. Há muito, aquela me chama atenção e nada mais oportuno do que escrever sobre.

Hoje é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra.
Voltando à História, aprendemos que os negros foram arrancados de sua terra natal e trazidos ao nosso país, sendo obrigados a trabalhos forçados. Moravam, (na verdade, 'subviviam') em casas chamadas senzalas, em condições precárias e mais que sub-humanas. Eram tratados piores que os bichos! Também havia aquele fiel 'cão de guarda' do senhor de engenho, o tão famoso capitão do mato, que saía em busca de escravos fugitivos. Ele era sem dó nem piedade!

Mas a alusão que quero fazer hoje é sobre consciência negra em nossa mente; a senzala, nosso corpo; as correntes do pecado; e o capitão do mato, Satanás!

A Palavra de Deus nos diz que no fim dos dias o amor de muitos esfriará devido a iniquidade (Mt 24:12). Podemos definir Iniquidade como o pecado sempre cometido e que, de tão cometido, já não há mais vergonha sobre ele (segundo pr. Paschoal Pirajine, 1 João 3:4). O mundo encontra-se assim: iníquo! E não é de hoje! O apóstolo João já afirmou isso há quase 2 mil anos atrás (1 Jo 5:19). Nossas mentes ficaram cauterizadas! Os valores bíblicos foram, por muitos, jogados pelo ralo! 

- Bíblia nas escolas? Pra quê? 
- Casar de papel passado? Isso só pra dar satisfação à sociedade...
- Permanecer virgem até o casamento? Bobagem! Eu quero é curtir minha juventude, liberar meus hormônios!
- '...até que a morte nos separe??' Isso não existe já faz tempo...
- Aborto é crime? Não... agora é questão de saúde pública ou controle de natalidade...
- Pureza infantil? Só para desprovidos de tecnologia.

Nosso mundo mergulhou numa vida iníqua e não percebe! Acha que tudo é normal, é relativo. Agindo assim, nossa mente enegrece-se.
O apóstolo Paulo (grande homem culto, levantado pelo próprio Jesus para falar aos gentios), nos disse para renovarmos nossa mente, que não nos conformássemos com esse mundo e que aprendêssemos qual era a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Rm 12:2). Ao vermos o caos instaurado nos últimos dias muitos se perguntam onde está Deus, que não vê tudo isso, ou se vê, não toma nenhuma providência. Outros preferem crer num Deus distante, que não se importa com sua criação, ou num deus que tudo fez e deixou 'a vida nos levar'. E há quem acredite que Ele nem exista!
Te afirmo, caro leitor, que nenhuma das 4 idéias acima está correta. Ele existe e nunca quis que tudo isso acontecesse. Jesus foi-nos enviado para que nenhum de nós nos perdêssemos, mas para que estivéssemos com o Pai no último dia (João 6:39). Deus nos amou de tal maneira!!! Você tem noção do que seja uma tal  maneira??? Tal maneira é uma forma que não tem como se explicar! Como você descreve o amor que você tem pelo seu filho??? Só de tal maneira...
O problema é que muita gente acha que essa história é conto da carochinha, lenda, ou que foi escrita por homens. Concordo que parece piada o fato de somente aceitar a Jesus e seguir os ensinamentos da bíblia. EU TB PENSAVA ASSIM!!! Mas é aí que tá o segredo!! Já foi pago!!! Não precisamos mais de sacrifícios ou moedas para que nossa vida seja abundante, feliz e cheia de paz! (João 10:10, Sl 144:15, Fl 4:7, respectivamente).
Somente "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa." (At 16:31) e "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Rm 10:9)
Simples assim!!!

E então, nossa mente se cauterizou e nossos corpos agora moram na senzala!
A senzala é fria, escura, desconfortável, cheia de doenças e incertezas.
Temos cuidado de nosso corpo? Ou temos nos tornado pessoas insensíveis, indiferentes? O que muitos injetam no corpo dá-lhes prazer momentâneo. Drogas, álcool, fumaça, pinturas, penduricalhos, ou transformações radicais em mesas cirúrgicas nada mais são do que dores de cabeça, turbulência e mais insatisfação após a empolgação. Tudo leva ao vazio! Tudo é vaidade! (Ec 1:2).
E ficamos presos à essa rotina! Nosso corpo acostuma-se ao prazer momentâneo e nos tornamos a chamada 'geração do fast-food'.
A bíblia nos diz que quando cometemos pecado nos tornamos escravos dele e assim não somos filhos de Deus! (João 8:34, 1 João 3;9) E só Jesus pode nos livrar desse pecado, pois é sabendo da verdade que seremos libertos! (João 8:32). O pecado se torna como correntes!! Por mais que tentemos nos livrar por conta própria não há como! Alguém tem que quebrar a corrente e te libertar! Esse alguém é Jesus!!! (João 8:36)
Então, você se pergunta: "Mas porque eu tento me libertar e não consigo? Eu quero mudar de vida, mas algo me impede. Tenho preconceito!"
Sinto informar mais uma vez, mas da mesma forma que muitos acham que Deus não existe, ou que não se importa conosco, há um outro personagem nessa história. Esse faz questão de não ser identificado. Se bem, que ele até tem aparecido muito, só que disfarçado! Há vários nomes para ele e citarei o mais impactante: o diabo!
Acho que agora você riu de mim, né? rsrs... Pois é... Infelizmente ele existe, oh! E se disfarça! Se a bíblia nos diz que ele pode se disfarçar até de anjo de luz (2 Co 11:14), quanto mais de 'gatinho dos meus sonhos', 'príncipe encantado', oportunidade única, guloseimas sem fim, cuidado excessivo com o corpo, paixões carnais, 'jeitinho brasileiro'... ahhh tantas coisas... Aqui nesse post, ele é o capitão do mato! Quanto mais tentamos fugir, mais ele tenta nos levar de volta pra senzala, ou seja, ele veio para matar (nossa alma), roubar (nossa liberdade em Cristo) e destruir (nossa vida plena, sonhos...) (João 10:10)
É ele quem nos impede de sermos livres! É ele quem nos tapa os ouvidos quando ouvimos uma música cristã numa rádio ou um crente que se preocupa em falar de Cristo. É ele que nos dá acessos de raiva e atitudes irracionais que jamais pensáramos que tomaríamos um dia. É ele quem nos fala aos ouvidos nos conduzindo à atitudes insanas e inconsequentes. E é o próprio que aparece em muitos desenhos animados que mostramos às nossas crianças!!! É ele também que não te deixa ir à frente quando você visita uma igreja evangélica e se sente 'incomodado' por dentro.
Enfim... é ele quem nos cega e não nos permite ver tudo isso que já foi dito aqui hoje.

E é hoje, no DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, que faço esse trocadilho.
Deixe sua consciência seja lavada pelo sangue de Jesus e torne-se branca!!!
Alveje sua vida com o sangue do cordeiro!!!
"E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear" (Mc 9:3)
Não vai ser livro de auto-ajuda, nem simpatia, nem mantra, nem mesa branca, nem pensamento positivo, nem trevo de quatro folhas, nem bíblia aberta no salmo 91 empoeirada na estante da sala, nem algo no altar, nem copo d'água, nem 'travesseiro milagroso'... nada!
Somente Jesus pode te dar uma mente pura, limpa, branca, verdadeira, cheia de paz, cheia de esperança e de vida eterna!
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)
"Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado" (Jo 15:3)
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho" (1 Jo 5:11)
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Fp 4:7)
"Agora, pois, SENHOR, que espero eu? A minha esperança está em ti." (Sl 39:7)


------------------------------------------------------------------------------
Aleluia!!!
Obrigada, Senhor, por tornar branca muitas consciências!

Nenhum comentário: