O pior é que, por não conhecer, não sabemos nos defender e nem quais cuidados devemos tomar.
Para diminuir a ignorância naveguei em buscas de respostas, resolvi fazer uns 'CTRL C' + 'CTRL V' e assim ajudar a todos.
-------------------------------------------
Eis os achados: (as fontes de pesquisa estão logo abaixo do post, ok?)
Várias cidades brasileiras estão em estado de alerta por causa do tempo seco. E nesse inverno da secura, a gente pergunta: como é que você está se sentindo? O que realmente acontece com o nosso corpo? E como é possível sobreviver nesse deserto?
Para respirarmos bem, o pulmão precisa estar 100% úmido. Quando o ar que inspiramos só tem 20% de umidade, por exemplo, todo o corpo "empresta" os 80% de água que falta.
É preciso repor essa perda. O corpo aproveita melhor líquido fresco em pequenas quantidades. “Você não pode se desidratar para depois se hidratar ou reidratar. Você tem que manter a hidratação”, ensina o fisiologista.
Aqui em Brasília, onde foi parar o verde do gramado? Sumiu. E este é apenas um dos efeitos da seca. Tem mais: Dificuldade para respirar, para dormir, a pele fica muito seca, parece que ela está rasgando. A seca vai de abril a setembro, todo ano. Por isso, cada brasiliense tem sua estratégia de sobrevivência.
(E é justamente o período que estou aqui, oh!!! Lembra q eu falei q sentia tontura, meus olhos ardiam... pois é... q coisa! Sem contar q faltei morrer com uma crise de sinusite e rouquidão!!)
Algumas observações:
Sangramento nasal: Quando o nariz sangra, significa que já há um grande prejuízo à função nasal. Quando dói é sinal de rinite, mas quando há sangramento, significa que houve uma espécie de úlcera na mucosa nasal. Não se deve chegar nisso. Pingar qualquer soro fisiológico de quatro em quatro horas ajuda muito, especialmente entre 10h e 16h. Depois desse período, a umidade do ar tende a aumentar.
Doenças respiratórias: Para a maior parte das pessoas, o clima seco só leva a um desconforto, uma situação de fadiga no final do dia. Como nosso sono se altera um pouco nesse período, pela obstrução das vias aéreas, a gente levanta mais cansado do que normalmente. Existem pessoas mais frágeis, como crianças e idosos. Percebemos que nesse período do ano os hospitais ficam lotados de gente com doenças respiratórias. Então, é preciso tomar cuidado quando você começa a ter uma febre alta, tosse, dor torácica, sensação de cansaço em tarefas cotidianas, dor com a inspiração, dor quando tosse. Nesses casos seria conveniente procurar um médico.
Atividades físicas: O melhor horário para fazer atividades físicas ao ar livre em locais secos é o de antes das 8h ou 9h, ou então depois das 17h ou 18h. Esse seria o ideal. O que seria proibitivo é exercer atividade física na hora do almoço, com altas temperaturas e baixa umidade do ar.
Veja os cuidados para os dias de ar seco:
Tome bastante água. Para você ter certeza de que está bebendo a quantidade suficiente de água, tome o dobro do que está acostumado. Por exemplo: se você bebe quatro copos de água por dia, tome oito em dias secos.
Para aumentar a umidade do ar na sua casa, use um umidificador. Se você não tem um aparelho desses, faça o seguinte: molhe uma toalha de banho grande e torça. Pendure a toalha molhada entre duas cadeiras, deixando uma das pontas mergulhada numa bacia ou em um balde cheio d'água. E na hora de dormir, uma toalha molhada perto da cabeça e um balde cheio de água no chão.
Use creme hidratante no corpo e no rosto. Se você sentir os lábios secos, use um protetor labial.
Preste atenção nas pessoas acima dos 75 anos e nos bebês de até 1 ano. Ofereça bastante água para eles. Bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno podem ganhar um pouquinho de água. Se ele estiver inquieto depois da mamada e não se acalmar, ofereça um pouco de água.
Para ter certeza de que as crianças estão bebendo bastante água, ofereça a elas um copo o tempo todo. Depois, observe se elas estão fazendo xixi. Se a criança não está indo ao banheiro frequentemente, ou se, quando vai, faz pouco xixi, isso é um sinal de que ela precisa de mais água.
Atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol também devem ser evitadas – principalmente no horário entre as 10h e 16h. As crianças só podem brincar do lado de fora, quando o clima refresca, a poeira não fica acumulada e deve-se beber água o tempo todo.
Na hora das refeições, prefira comidas leves e que reponha potássio, que é o que a gente perde um pouco mais, e sódio: saladas, frutas, verduras, macarrão com molhos leves e pouca carne
-----------------------
Espero assim ter ajudado, né.
Ahh! E não esqueça:
"Assim como o cervo brama pelas correntes das águas,
assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" Salmos 42:1
Abraços!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário